Baratas - Dedetização

BARATAS

No Brasil há duas espécies principais de baratas consideradas pragas urbanas. Uma delas é a Periplaneta Americana, também conhecida por barata comum ou de esgoto e a outra espécie é denominada Blatella Germânica, conhecida por baratinha germânica, francesinha ou ainda paulistinha. Ambas as espécies causam transtorno ao homem.

A identificação e a seleção dos métodos de controle deve ser feita por uma dedetizadora especializada, após vistoria ao local ou através de informações fornecidas pelo cliente. A espécie Blatella Germânica oferece resistência aos mais variados grupos químicos de inseticidas, e por isso a dedetização demanda conhecimento e orientação quanto às formas de controle e ao manejo, o que deverá ser fornecida no momento da contratação do serviço pelo responsável técnico.

formigas - Dedetização

FORMIGAS

Formigas são consideradas insetos sociais, já que se organizam em grupos nos quais há divisão de trabalho entre seus representantes. Há geralmente uma rainha, que é a formiga reprodutora; os zangões, que são os machos e reprodutores, nascidos por processo de partenogênese (fêmeas que procriam sem precisar de macho que as fecundem); e as operárias, que são formigas estéreis responsáveis pelos cuidados com o formigueiro. Em algumas espécies há também as soldadas, mais especificamente responsáveis pela guarda.

Quanto à dieta das formigas, ela varia muito e depende do grupo ao qual pertencem. As “formigas cortadeiras”, por exemplo, cultivam fungos nas folhas que recolhem e levam para os seus ninhos. Em razão deste hábito, não é raro vermos esforços significativos sendo feitos para o combate desses animais. No entanto, é válido lembrar que nem todas as formigas fazem isso e as que fazem geralmente “invadem” plantações porque tiveram seus habitats destruídos.

Como algumas espécies podem ser encontradas em ambientes bem diversos, de tubos de esgoto à superfície da sua sobremesa, elas podem transmitir doenças. Este é mais um motivo pelo qual devemos armazenar bem os alimentos, manter a higiene do local, e vedar frestas.

Mesmo com todos esses procedimentos é sempre importante manter a dedetização do ambiente para minimizar ainda mais os riscos de contaminação destes insetos. Importante ressaltar que o controle de pragas deve ser realizado por dedetizadoras legalizadas para não agravar ainda mais o risco de contaminação.

Aranha - Dedetização

ARANHAS

Há mais de 35.000 espécies de aranhas no mundo. As aranhas existem nos mais variados tamanhos e cores, mas reconhecem-se bem pelas suas 8 pernas.
As aranhas entram nas casas sobretudo no Outono, quando procuram um local quente para passar o Inverno. Há várias formas de ajudar a evitar e controlar os problemas de aranhas em sua casa:

Aspirar o chão regularmente.
Remover as teias que encontrar.
Preencher as fendas e cavidades das paredes e os espaços debaixo das portas para impedir a entrada.
Afastar os potenciais refúgios de sua casa, como pilhas de lenha e de outros materiais.
Utilizar iluminação que seja menos atrativa para os insetos que as aranhas comem.

Sempre chame uma empresa especializada para realizar a dedetização do local. O profissional capacitado irá identificar a espécie e utilizar o grupo químico correto evitando acidentes.

Escorpião - Dedetização

ESCORPIÃO

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies de escorpiões, porém, a maioria dos acidentes ocorridos são provocados por duas espécies peçonhentas:

Escorpião amarelo (tityus serrulatus) e Escorpião preto (tityus bahiensis) São animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos, quando caçam e se reproduzem. Detectam suas presas por vibrações no ar, no solo e sinais químicos, todos detectados por sensíveis pelos distribuídos principalmente nas suas pinças e patas. Sua alimentação é baseada principalmente em insetos e aranhas, mas podem se alimentar de outros escorpiões (o canibalismo é uma prática comum entre todos os aracnídeos), lagartos e até pequenos roedores e pássaros. Os escorpiões conseguem comer quantidades imensas de alimento, apesar de sobreviverem com apenas 10% da comida de que necessitam, podendo passar até um ano sem comer e consumindo pouquíssima água, quase nada durante sua vida inteira.
Usam seu veneno normalmente para imobilizar a presa, mas também serve para pré digerir os órgãos internos e vísceras do animal. Em seguida, usam suas quelíceras (pequeno par de “presas” na parte frontal do cefalotórax) para dilacerar sua comida enquanto os sucos digestivos do intestino são regurgitados para fazer uma digestão externa, que então é sugada sob a forma líquida. Qualquer matéria sólida indigestível (pelo, exoesqueleto, etc) é preso por cerdas na cavidade pré-oral, o que é ejetado pelo escorpião. Ou seja, assim como as aranhas, eles não conseguem ingerir material sólido.

Os predadores naturais do escorpião são pássaros, alguns répteis (cobras e alguns lagartos), algumas aranhas, formigas, entre outros. Na natureza, o tamanho é essencial para determinar quem é presa ou predador.

Para controle de ambas as espécies citadas acima, é sempre importante chamar uma dedetizadora legalizada, com profissionais treinados e com amplos conhecimentos técnicos, para identificação e manejo correto das pragas. O uso amador de inseticidas não registrados poderá desalojar os escorpiões aumentando ainda mais os riscos de acidentes.

Pulga - Dedetização

PULGAS

São insetos desprovidos de asas, suas pernas posteriores são longas, consequentemente, apresentam uma capacidade extraordinária para saltar de 40 a 50 cm de altura. Possuem tamanhos que variam de 1 a 3 mm e são ectoparasitas (parasitas externos) de mamíferos e algumas aves, hematófagos (alimentam-se de sangue) na fase adulta em ambos os sexos, e suas larvas alimentam-se de detritos, principalmente das fezes dos indivíduos adultos.

As pulgas podem infestar animais domésticos e selvagens, comportando-se como elo de cadeia epidemiológica de suma importância, pois as espécies que parasitam animais como cães, gatos e ratos, não encontrando seu hospedeiro específico, podem parasitar o próprio homem, devido à convivência que ocorre normalmente em centros urbanos e rurais. Sendo assim responsáveis na transmissão de graves doenças ao homem. Uma delas é a peste bubônica. As pulgas são agentes transmissores – transportam a bactéria da peste de roedores (os portadores naturais desta doença) para as pessoas. Uma espécie particular, a pulga do rato (Xenopsylla cheopis), geralmente é a culpada.

Podem ser encontradas alojadas em estofados, tapetes, carpetes, bases de cortinas, pisos de tacos, etc.

As pulgas são insetos de metamorfose completa. Ou seja, durante seu ciclo de vida apresentam as quatro formas clássicas: Ovo – larva – pupa e adulto.

O tempo de vida de uma pulga adulta é de cerca de 6 semanas, mas podem viver por até 1 ano sob certas circunstâncias. Elas conseguem pôr de 20 a 50 ovos por dia. Existem cerca de 1100 espécies conhecidas, sendo que no Brasil as espécies mais conhecidas são:

Pulga do homem (Pulex irritans) – Espécie cosmopolita que tem o poder de atacar outros hospedeiros como: cães, gatos, porcos e raramente são encontradas em ratos, a sua picada pode gerar dermatites alérgicas, além de transmitir viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (tularemia, salmonelose, etc.).

Pulga do rato (Xenopsylla cheops) – Transmissor da peste bubônica, tifo e certos parasitas intestinais.

Pulga do cão (Ctenocephalides canis) e do gato (Ctenocephalides felis felis) – Ambos são hospedeiros intermediários de vermes intestinais, que acidentalmente podem infestar seres humanos. Em pessoas alérgicas mais sensíveis, a picada dessas pulgas pode desenvolver uma típica reação cutânea caracterizada por um pequeno ponto vermelho e duro que coça.

Importante sempre chamar uma empresa especializada para realização do serviço. A Dedetizadora irá orientar o prazo correto das aplicações e fará o manejo de formulações e princípios ativos necessários, para que o inseto não adquira resistência aos pesticidas. O uso discriminado de produtos não específicos e sem o conhecimento técnico, poderá agravar o problema com esses insetos.

Carrapato - Dedetização

CARRAPATO

Hábitos
Os carrapatos não são insetos. São artrópodes pertencentes à classe Arachinida, como as aranhas e escorpiões.

Os carrapatos existem em quase todos os continentes. São ectoparasitos (parasitas externos) de vertebrados (mamíferos, répteis, aves e anfíbios). Se hospedam em animais silvestres, domésticos e até mesmo no homem, alimentando-se do sangue (hematófagos).

Existem 2 fases de vida: fase de parasitismo (no hospedeiro) e fase de vida livre (solo, tocas, buracos, ninhos e vegetação)

Ciclo de vida
Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo – larva – ninfa e adulto.

Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.
Em condições satisfatórias de temperatura e umidade, ocorre a incubação (entre 30 a 40 dias, aproximadamente) e, após este período, as larvas eclodem.

As larvas oportunamente fixam-se em um hospedeiro (normalmente de pequeno porte), realizam repasto sangüíneo, desprendem-se deste, caem no ambiente e após 10 dias, em média, realizam a ecdise (muda de pele) para o estágio de ninfa.

Após cerca de 3 semanas, as ninfas já estão prontas para alimentação em hospedeiro de pequeno porte novamente.

Quando alimentadas, estas ninfas caem no solo e realizam ecdise transformando-se em adultos.

Em um hospedeiro (normalmente de grande porte), macho e fêmea adultos acasalam e a fêmea alimenta-se de sangue, iniciando um novo ciclo.

Agravos à Saúde
Os carrapatos transmitem diversos agentes patogênicos (vírus, bactérias e protozoários) ao homem (hospedeiro acidental) e aos animais.

Os microrganismos são transmitidos através da saliva dos carrapatos, que é injetada no local da picada, e que por sua vez apresenta toxinas, substâncias anestésicas e anticoagulantes.

Entre as doenças transmitidas ao homem, podemos citar: febre maculosa brasileira e borreliose de Lyme. Existem ainda outras doenças transmitidas por carrapatos com consequências graves que só atingem animais.

Por esse motivo, ao contratar uma empresa de controle de pragas, sempre verifique seu registro junto aos órgãos competentes. A DD AGRO Dedetizadora – encontra-se registrada e documentada conforme a resolução 52 de 2009 da ANVISA.

Traças - Dedetização

TRAÇAS

As espécies de traças que mais costumam causar problemas são:

Traças-dos-livros: se alimentam de todo tipo de substância contendo amido.
Como o nome sugere, pode ser uma dor de cabeça para quem tem muitos livros: são capazes de comer o amido dos livros, como a cola de encadernação, pigmentos de tinta e o próprio papel. Em nossas residências, elas também podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede. Vegetais e alimentos que contenham amido também são comida para esses animais.

Traças-das-roupas: são de um grupo diferente de insetos, da Ordem Lepidoptera, e são pequenas mariposas. Uma diferença marcante delas para as traças-dos-livros é que estas mariposas, usualmente chamadas de “traças-das-roupas”, possuem o desenvolvimento holometábolo, o que significa que a fase jovem é radicalmente diferente da fase adulta. Isso é relevante, já que a importância desses animais como “praga” recai justamente em sua fase jovem, pois essas mariposas em fase adulta possuem o sistema digestório atrofiado e apenas as lagartas se alimentam. As lagartas (fase jovem) são fáceis de reconhecer, elas se deslocam pelas paredes enquanto ficam protegidas dentro de um envoltório achatado. Dentro dessa “blindagem” a lagarta se alimenta e empupa, para logo depois transformar-se em uma mariposa (fase adulta).

A identificação e o manejo destas pragas são fundamentais para o controle. Consulte sempre uma empresa especializada como a DD AGRO Controle de Pragas Urbanas.

Facebook
Abrir a conversa
Precisa de ajuda?
Oii, tudo bem? Que bom ter você aqui na DD AGRO! Para adiantar o atendimento, qual o seu nome e em que podemos ajudar?